ESCREVER É COMO FAZER PÃO. O texto precisa de tempo para crescer, criar formas, ter sabores. Primeiro, você escolhe os ingredientes do pão de sua preferência. Depois, acrescente, aos poucos, cada item dessa receita e vá misturando-os levemente. Em seguida, comece a sovar a massa. Essa parte exige mais esforço. E quando ela estiver no ponto, deixe-a descansar por alguns minutos. Após isso, leve ao forno para assar. Só depois desse processo, você comerá o pão.
Com o texto não é diferente. Escreva-o. Guarde-o. Deixe-o repousar por alguns minutos, horas, dias… O tempo que precisar. Assim, você poderá voltar e analisá-lo melhor. Ver detalhes que passaram despercebidos na primeira escrita. Poderá editar, repensar ou alterar as frases, os parágrafos, as ideias, aprimorando sua produção textual — dando formas, tons, cores e sabores à sua escrita. Mas cuidado: não esqueça o texto por muito tempo, não deixe-o parado, senão ele se perde, estraga ou “queima no forno”.
— Elaine Rodrigues, professora e revisora editorial. ✍️
Autora do livro DESFRAGMENTOS: crônicas e poesias
Haha uma analogia bem precisa!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olha só os caminhos da escrita, fiz essa analogia do pão com os cuidados do corpo no post – Você tem fome de quê? – Ler sua comparação com a escrita me trouxe essa memória do ano retrasado. Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sério! Puxa! quero ler esse seu post…
CurtirCurtido por 1 pessoa