Intelectuais Instantâneos

VIVEMOS EM UMA GERAÇÃO de intelectuais instantâneos — de mentes mal alimentadas — de neurônios sedentários. Para discutirem suas ideias nas redes sociais, as pessoas correm para os fast-foods do saber na internet. Com um clique, elas leem rapidamente meia-dúzia de argumentos rasos em sites rasos e saem por aí vociferando suas opiniões. Reproduzem as informações com a mesma velocidade que as consumiram.

E o pior: elas se acham o máximo! Pensam que sabem tudo! Mas na verdade — desconhecem os assuntos que pensam que conhecem. E a agressividade verbal desses indivíduos mostra o quanto seus conhecimentos são superficiais. Porque quem realmente tem conhecimento, por menor que seja, não sente a necessidade de se impor.

Quem conhece algo é como uma árvore frutífera. Você já viu o “pé de manga” gritar para provar que é capaz de fornecer uma bela e suculenta manga? Não, né? Porque o fruto dessa árvore foi gerado, e não adquirido instantaneamente. Por isso, ele aparece naturalmente. Sem “forçação de barra”.

manga.jpg

Assim é o fruto do saber — ele se revela com uma natureza tão firme, tão segura, tão coerente, tão suave — que o verdadeiro conhecedor não precisa xingar, ofender ou gritar para mostrar seu saber.

Vai por mim, não perca tempo em sites rasos nem com intelectuais rasos — construa e invista no seu próprio conhecimento.

Elaine Rodrigues, professora de redação.

Trecho do Curso de Dissertação Argumentativa.
Inscrições:  ➡️ https://goo.gl/oQMj1Z

Anúncios

2 comentários em “Intelectuais Instantâneos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s