Foi Clarice quem disse?

Acordei com um pesadelo terrível: sonhei que ia para fora do Brasil (vou mesmo em agosto) e quando voltava ficava sabendo que muita gente tinha escrito coisas e assinava embaixo meu nome. Eu reclamava, dizia que não era eu, e ninguém acreditava, e riam de mim. Aí não aguentei e acordei.” Clarice Lispector (Citação confirmada pelo biógrafo da autora, Benjamin Moser.)

Acho que o pesadelo de Clarice se realizou.

Se por um lado alguns se sentem acolhidos pelas supostas frases de Clarice Lispector,  por outro há leitores reclamando por verem a obra de uma das maiores escritores brasileiras ser deturpada na internet.  Dizem até que a autora é campeã das citações falsas no Facebook.  Mas o fato é que a nossa Lispector caiu no gosto do povo, de um jeito ou de outro.
E se você não se importa muito com a autoria das citações que compartilha, mas apenas com a mensagem, também não ficará surpreso se eu disser que os seguintes textos atribuídos à Clarice nunca foram escritos por ela:

“Não tenho mais tempo algum, ser feliz me consome” Adélia Prado, O Pelicano.

“Mude. Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.” Edson Marques

Agora entendo a reclamação de Clarice no sonho. Tem coisa pior do que alguém dizer que você falou algo, sem nunca ter falado?  E não se sinta envergonhado (a)  se você já compartilhou frase fake.  Luís Fernando Veríssimo disse em uma palestra onde estive presente (Pauliceia Literária/SP): “É impossível controlar as citações na internet.”  O escritor até brincou  dizendo que é reconhecido em outros países por textos falsamente atribuídos a ele.
Nem a escritora Tati Bernardi escapou da “fake phrase”,  veja o que ela escreveu:

“Sempre achei bonitinha a frase ‘Tenho medos bobos e coragens absurdas’.  Vejo sempre espalhada pela internet como sendo da Clarice e pensava “é meio fraca pra ser dela, mas eu poderia ter dito isso”.  Daí tô limpando meu computador, arrumando uns arquivos, e descobri que em 2005 quem escreveu essa frase fui eu mesma. Eu era fã de uma frase e a frase era minha! A internet deixa a gente tão louco que eu mesma me falsifiquei.”

Então, como reconhecer uma citação verdadeira?

Os textos originais trazem características literárias do autor.  Por isso, uma boa maneira de saber se a frase é verdadeira ou não é conhecer essas características.  A escrita de Clarice Lispector, por exemplo, possui algumas peculiaridades: questionamentos existenciais, introspecção, epifania, fluxo de consciência (ideias expressas do jeito que surgem na cabeça,  pensamento não linear) etc.

Além disso, a citação verídica geralmente traz a referência do livro a qual pertence. E aqui vai algumas frases legítimas de Clarice:

24991344_10210230708796116_6967141030840742654_n

“Experimento viver sem passado sem presente e sem futuro e eis-me aqui livre. É de manhã. O mundo tão alegre como um circo desvalido.” Um Sopro de Vida

Chorava enfim dentro do meu inferno. […] E no soluço Deus veio a mim, e me ocupava toda agora. Ele nunca podia ser entendido por mim senão como O entendi: me quebrando com uma flor que ao nascer mal suporta se erguer e parece quebrar-se.” A paixão segundo G.H., página 140

“Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.” A paixão segundo G.H

“A mulher esclarecida estuda, lê, é moderna. E não tem de trazer necessariamente um diploma ou título, […] ela é compreensiva e humana e despoja-se do sentimentalismo barato e inútil.” Clarice na cabeceira: jornalismo, página 91

Dá-me a tua mão desconhecida, que a vida está me doendo e não sei como falar — a realidade é delicada demais […] e minha imaginação é pesada.” A paixão segundo G.H, página 32

Portanto, sugiro que você entre em contato com as obras dos escritores para acabar de  vez com a dúvida sobre as citações na internet leia Clarice Lispector.

Elaine Rodrigues
Professora de Literatura
Autora do livro DESFRAGMENTOS: crônicas e poesias
E-mail: eredigindo@gmail.com

Clique aqui e se inscreva no meu canal no Youtube

13 comentários em “Foi Clarice quem disse?

  1. Conheci agora o seu blog Eredigindo, Elaine. Muito bacana. Sem prejuízo de outros, esse post sobre Clarice é uma riqueza e bastante oportuno. Parabéns! Penso em replicar no meu blog, com o devido crédito. Ok?
    Vou me cadastrar como seguidor.
    Abraço e vamos nessa!

    Curtido por 3 pessoas

Deixe um comentário